Redes Sociais- Cinco Razões porque todo cristão precisa saber se comunicar bem

Redes Sociais- Cinco Razões porque todo cristão precisa saber se comunicar bem

Compartilhar:

A comunicação parece ser algo tão óbvio que muitos supõem não precisar aprender sobre ela. Mas, os que pensam assim, são os que mais tropeçam nas suas armadilhas. Principalmente quando se trata das redes sociais. Nos últimos anos presenciamos pessoas de todos os níveis sociais passando por exposições constrangedoras nas redes sociais. Foram diversas situações de âmbito político, corporativo, religioso ou social. Mas, neste artigo, vou focar especificamente no mundo cristão, porque acredito que estamos vivendo um momento de urgência para educar a igreja também nessa área. Como já falei sobre o uso das redes sociais com propósito no artigo “Influenciar o mundo positivamente, este é o propósito desta geração” e também sobre a importância de se fazer um bom uso delas no artigo Redes Sociais – Usando bem Você faz o bem”, neste aqui vou me ocupar em listar cinco razões porque você precisa saber se comunicar bem nas redes sociais.

1- Deus te capacita para se comunicar bem

Em Hebreus 13:16 há a seguinte instrução: “E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada”. Uma pessoa que sabe se expressar bem, consegue transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, não deixando dúvidas ou margens para falsas interpretações.

Jesus que é a palavra de Deus encarnada, era o mestre da retórica quando esteve na terra. Os relatos bíblicos mostram um homem com uma linguagem articulada e adaptada para qualquer situação. Simples quando falava com as pessoas por onde passava e eloquente quando confrontava os fariseus. Seus discursos eram tão marcantes que a bíblia diz que as pessoas se admiravam diante dele. Após a descida do Espírito Santo em Pentecostes (Atos 2), seus discípulos também foram inflamados pela mesma eloquência que o Mestre, levando multidões ao cristianismo.

Acredito que falar bem é uma característica marcante na vida de uma pessoa cheia do Espírito Santo. Nos séculos passados os avivamentos foram marcados por homens como John Wesley, George WinterfieldCharles Spurgeon, entre outros. E hoje, não somente homens, mas muitas mulheres também são inflamadas pelo poder da palavra para levar boas novas por toda parte. Se um cristão ainda não tem essa fluidez no falar, é preciso buscar como diz o texto de Hebreus 13.16, pois Deus capacita todo aquele que se dispõe para pregar o evangelho com autoridade e intrepidez.

“Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4:13

2- Com as mídias sociais cada pessoa se tornou uma mídia em potencial

Isso mesmo! Você pode ser um meio de divulgação, caso queira. Porque você acha que derrepente as marcas passaram a assediar o consumidor com tantas bajulações? Justamente porque cada pessoa tem um grande potencial para  ajudar as marcas na propagação de seus produtos ou serviços para a sua rede de amigos.

Antes das mídias sociais, nós não nos preocupávamos em saber se comunicar bem porque as nossas “redes sociais” eram restritas a um pequeno grupo de pessoas da nossa convivência.  Não havia nada que registrasse os diálogos. Hoje, ao contrário, estamos vivendo num sistema de vigilância constante em que todos os nossos passos são registrados pelas tecnologias digitais. É um verdadeiro Big Brother da vida real.  É por isso que você precisa aprender a usar as mídias sociais com propósito. Falando bem, você também poderá se expressar bem, todas as suas postagens terão mensagens claras e consequentemente um melhor desempenho na vida das pessoas que tiverem contato com elas.

3- Você tem uma imagem a zelar

As mídias sociais são um fantástico recurso de comunicação quando usadas com sabedoria e estratégia, mas podem ser uma poderosa arma de destruição de imagem consolidada por anos. Grandes marcas enfrentaram crises arrasadoras por não dar a devida importância para a comunicação no ambiente digital. Hoje elas já aprenderam que um consumidor insatisfeito pode colocar a perder todo o seu esforço de marketing.

E você, também tem a sua imagem, a sua história que levou anos para ser construída. Apenas um vacilo seu nas redes sociais, pode te levar ao fracasso. Já vi casos de líderes cristãos que tiveram seus ministérios destruídos por não saber se expressar corretamente nas redes sociais. Outros, “sem querer” se envolveram com flertes virtuais e quando menos perceberam, lá estavam seus áudios, vídeos ou fotos expostos publicamente. Conversas ilícitas gravadas em momento de fúria e uma carreira de sucesso que se encerra na medida que aquele áudio é ouvido por milhões e milhões de pessoas.

Histórias como essas não tem remetente, pode acontecer comigo, com você ou qualquer pessoa que por um momento se descuidar e deixar-se dominar pelo fascínio das mídias sociais. É muito importante lembrarmos que a nossa imagem, a nossa história vale muito mais do que uma simples aventura virtual.

4- Use as mídias sociais como um recurso de comunicação e não como um veículo de obstinação

Tendo um propósito claro, sabendo ao certo o que você deve e o que você não deve publicar, faça um uso consciente desse recurso. Use para se comunicar com o mundo, mas não fique tempo demais conectado. Lembre-se que tem uma vida real lá fora, pessoas carentes de uma palavra de Deus ou simplesmente, de um ouvido para desabafar seus problemas. A maioria das pessoas estão tão dominadas pelo digital que deixam de aproveitar os momentos que a vida proporciona, como uma festa, reunião de família, um almoço com amigos num restaurante. Não conseguem largar o celular e curtir o real, olho no olho, o bate papo ao vivo.

5- Fale sobre as coisas boas que Jesus fez na sua vida 

A forma de marketing mais eficaz nas redes sociais é o buzz marketing, o famoso boca-a-boca ou o consumidor evangelista. Aquele que propaga voluntariamente os benefícios de um produto ou serviço sem nenhum interesse comercial, apenas porque teve uma boa experiência com a marca. Isso, nós cristãos estamos muito acostumados a fazer desde os tempos de Jesus.

Chegou a hora de anunciar as bênçãos de Deus aos quatro cantos da terra, usando as mídias sociais para contar ao mundo que existe sim esperança para o deprimido, para o suicida, para o corrupto, para a família, para todo o tipo de problema social. Nós conhecemos o remédio e precisamos influenciar o máximo de pessoas possíveis com o poder da Palavra que liberta (João 8.32).

Alguns podem pensar: “mas eu nem sei o que dizer para as pessoas”, daí olha só que notícia boa eu tenho pra você:

“Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento, Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem? Provérbios 22:20,21 . 

Creia nessa promessa de Deus pra nós! É chegado o tempo, precisamos nos movimentar e nos aperfeiçoar no conhecimento da palavra de Deus e também na comunicação para que o mundo saiba e considere que a mão do Senhor fez todas as coisas. 

Compartilhar:

Comentários