propósito de vida, descobri o meu e agora?

Propósito de Vida – Descobri o meu, e agora?

Compartilhar:

Você leu nosso artigo “Descubra o seu propósito de vida e garanta sua felicidade eterna“, em que relacionei pontos importantes para quem ainda não conhece o seu propósito de vida? Depois da leitura você conseguiu fazer uma auto reflexão e descobriu finalmente para que existe. Você conseguiu perceber que tem habilidades tão marcantes em você que é praticamente impossível viver sem elas? Então, a próxima pergunta é: descobri o meu propósito de vida, e agora? como posso ativá-lo para transformar o mundo à minha volta?

Toda vez que descobrimos algo importante, temos apenas duas atitudes a serem tomadas: a primeira é ignorar os fatos e continuar levando uma vida medíocre (na média), executando suas rotinas diárias e reclamando do vazio existencial proporcionado pela falta de propósito. A segunda é bastante trabalhosa, e consiste num processo de buscas e crescimento que te conduzirão para o lugar certo, aquele para que você foi chamada.

Você precisa se equipar de conhecimentos para realizar o seu propósito de vida

Não é porque você compreendeu qual é o seu propósito de vida que num estalar de dedos você estará mergulhada nele. Na maioria das vezes pode acontecer de você ainda não estar preparada para exercer o seu propósito e para isso, será necessário se equipar de conhecimentos. E aqui vale lembrar que conhecimento é algo que não se compra pronto, você precisará percorrer um longo caminho de estudos, leituras e exercícios que estarão te preparando para o grande propósito que você já tem em mente.

Quando me refiro à grandeza do propósito, não quero dizer que o seu propósito esteja associado ao sucesso. Nem sempre o propósito de vida é fácil e prazeroso. Jesus tinha um grande propósito, o de salvar a humanidade, mas para conquistar esse feito, o caminho percorrido incluía ser crucificado.

Da mesma forma, os pais sabem que tem o propósito de transformar seus filhos em homens e mulheres de grandes valores e essa, com certeza é a tarefa mais desafiadora da vida de qualquer pessoa. Você se doa literalmente para os filhos, cuida, alimenta, dá amor e carinho, disciplina, abdica de si mesma para viver para eles e sem o menor interesse de receber algo em troca. Faz tudo por amor, porque você sonha com o dia em que eles estarão crescidos e realizados. Só quem é mãe e pai entende as lágrimas de outros pais na formatura ou no casamento de um filho. As lágrimas de quem um dia sonhou com aquele momento, das noites em claro, das horas a fio de disciplina. Tudo para cumprir com a maior missão que Deus confiou a nós, gerar e nutrir outra vida. Isso é propósito!

Percebe que nem sempre o propósito de vida está associado à sucesso? O sucesso, na verdade é a consequência de uma vida de propósitos conforme podemos ilustrar nos exemplos acima.

Esvaziar-se e abrir-se para o seu propósito de vida

Além da busca pelo conhecimento, o seu caráter também será testado durante o percurso. Você enfrentará crises existenciais, incertezas em relação ao seu futuro e ao seu posicionamento no mundo. Terão momentos em que você vai querer desistir, abandonar tudo e voltar para a vida medíocre (lembre-se: na média). Você se questionará se realmente vale a pena todo o seu esforço. Sentirá o cansaço bater às portas, vai ouvir algumas pessoas te falando palavras desanimadoras.

Ops, mas logo você se lembrará que não faz o que faz por acaso, há um propósito, há uma causa maior que te impulsiona a se levantar e continuar. De repente, você se sentirá forte outra vez, se encherá de otimismo, acreditando que está no caminho certo, lutará com todas as suas forças para atingir os seus objetivos.

Acredito que todos tem um propósito de vida, mas nem todos tem a coragem de vivê-lo, pois o processo de amadurecimento exige sacrifícios, lutas constantes e renúncias. Geralmente, quem consegue experimentar o seu propósito de vida, é alguém que se esvaziou de si mesmo, de seus pré-conceitos e valores, deixando espaço para o novo. Conseguiu enxergar que nada faz sentido se não for para viver me prol do outro.

Mudar a mentalidade te levará a alcançar o seu propósito de vida

Existem os casos de pessoas que já atuam em funções que exercem com maestria as suas habilidades, já estão preparadas com as ferramentas de trabalho, mas que precisarão passar pelo processo de mudança de mentalidade. Lembramos o caso de Michael Phelps –  já relatado em vídeo em nosso canal (clique aqui para assistir) – o maior recordista Olímpico de natação do mundo. Conquistou esse recorde ao ganhar 8 medalhas de ouro em uma só olimpíada. Um atleta invejável, cheio de vigor e uma carreira recheada de vitórias sensacionais. Porém, existia um vazio existencial em seu coração, nada preenchia essa falta.

Livro Uma vida com propósitos - para que estou na terra? Rick Warren

Clique aqui para adquirir o seu exemplar na Amazon.com

Até que ele chegou no seu limite e decidiu “jogar a toalha”, abandonando tudo o que conquistou para viver uma aventura alucinada, combinada com drogas, álcool e excesso de velocidade. Graças ao amor da família e amigos, conseguiu se reencontrar consigo mesmo numa clínica de recuperação. Lá, teve contato pela primeira vez com o que chamamos de propósito de vida ao ler o livro “Uma Vida com Propósitos – Para que estou na terra?” do autor Rick Warren, e percebeu que era exatamente disso que precisava para se sentir pleno e feliz. 

A falta de propósito de vida infelizmente tem levado muitas pessoas à depressão e ao suicídio. É preciso mais do que ter coisas e ser alguém importante. É necessário ter um propósito de vida, uma causa maior que move o seu coração na direção da sua missão, que te faz viver os seus sonhos para fazer o outro feliz, para levar o conforto e a paz para as pessoas. De nada adianta ser uma pessoa reconhecida, se a sua função só beneficia unicamente você.

Desejo do fundo do meu coração, que a partir de hoje, você possa iniciar uma jornada rumo à materialização do seu propósito de vida. Comece com aquilo que te falta, é conhecimento e munições que vão te equipar para uma jornada de realizações? ou talvez, simplesmente uma mudança de mente e de posicionamento no mundo? Seja o que for, que você possa se encontrar com a sua melhor versão, aquela que Deus planejou e que vai te fazer se sentir feliz e realizada.

Se você gostou desse artigo, peço que me ajude a torná-lo relevante para os mecanismos de busca, compartilhando nas suas redes sociais. É simples, basta clicar sobre o ícone da sua rede social preferida logo aqui embaixo e compartilhar. Ah, e por favor, deixe o seu comentário aqui também, assim saberei que estou no caminho certo, escrevendo bons conteúdos e que agreguem valor para você.

Compartilhar:

Comentários