outubro-rosa-e-preciso-aderir-essa-causa-de-combate-ao-cancer-de-mama

Outubro Rosa – É preciso aderir essa causa de combate ao câncer de mama

Compartilhar:

Chegamos ao mês de outubro e não podemos deixar de falar sobre o movimento “Outubro Rosa”, que tem como objetivo gerar conscientização entre as mulheres para prevenção do câncer de mama. A campanha teve seu início em New York no ano de 1990 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa aos participantes da primeira corrida pela cura. Desde então, sua fama percorreu o mundo se tornando um movimento popular por toda parte.

Porque Outubro Rosa é importante?

outubro-rosa-e-preciso-aderir-essa-causa-de-combate-ao-cancer-de-mama

A resposta é muito simples, qualquer mulher está sujeita à se tornar vítima de uma doença tão devastadora como essa. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de doença mais prevalente nas mulheres, representando 25% dos casos de câncer feminino no mundo e a 5a. causa de morte por câncer em geral.

A taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 13,68 óbitos/100.000 mulheres em 2015. As regiões Sul e Sudeste são as que apresentam as maiores taxas, com 15,26 e 14,56 óbitos/100.000 mulheres em 2015, respectivamente. (INCA)

Cada vez mais mulheres jovens sofrem com a doença

Infelizmente os casos  de câncer de mama tem crescido de forma assustadora conforme mostra a pesquisa do INCA. Não lembro de tantos casos próximos como temos visto nos últimos tempos. Não sou especialista no assunto para apontar os possíveis motivos desse alto índice de mulheres cada vez mais jovens sendo acometidas por essa doença. Mas, como mulher quero inspirar você não somente neste mês de outubro, mas regularmente fazer os exames necessários para a prevenção. 

Em fevereiro de 2017, perdemos definitivamente uma pessoa próxima da família, vítima do câncer de mama. Ela era uma mulher jovem, com uma família linda e um futuro todo pela frente. Ficou menos de três anos sem fazer o exame de mama porque perdeu o emprego e juntamente o convênio médico. Porém, quando teve o conhecimento da doença, já era tarde demais para qualquer tratamento. Em apenas seis meses, a doença acabou com todo o seu vigor, levando ela a óbito. 

Outubro Rosa não é um movimento de um grupo seleto de pessoas, mas algo que surgiu para chamar a atenção das mulheres, que muitas vezes ocupam cem por cento do tempo cuidando da família e se esquecem de olhar para a sua própria saúde. É necessário cuidar da gente, fazer o auto-exame. Reservar um tempinho para ir ao médico, fazer os exames de sangue e a mamografia anualmente. 

Aproveite Outubro Rosa para se cuidar

Além dos cuidados médicos, é preciso também equilibrar a alimentação e praticar atividade física regularmente. O sedentarismo e o consumo de alimentos ricos em toxinas são fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença. Portanto, que tal aproveitar este mês e fazer uma revisão na forma como você está cuidando da sua saúde? 

Não podemos achar que o câncer de mama só acontece “na casa da vizinha”. Ele está mais próximo da gente do que possamos imaginar, como aponta a pesquisa do INCA.

Caso você não tenha convênio médico para fazer sua bateria de exames, aproveite que neste mês de outubro há várias mobilizações nacionais em prol do combate ao câncer de mama e procure atendimento gratuito na sua cidade.  

Compartilhar:

Comentários